Tema - Vozes e
práticas docentes: a palavra falada e escrita na ação e interação de línguas e
literatura
Datas: 09, 10 e 11 de setembro de 2014 (manhã, tarde e noite)
Local:
UNEB – DCHT – Campus XXII/ Espaço El Shaddai
APRESENTAÇÃO
LEMEL - Linguagens, Educação, Ensino e Metodologia da Língua
Portuguesa (LEMEL) teve sua primeira edição realizada abril de 2011,
ocorrido na Universidade do Estado da Bahia- UNEB, o qual contou com a
participação de mais de duzentos inscritos. Desde que foi criado, o LEMEL tem o
compromisso de promover um intercâmbio entre os conhecimentos e as práticas
educativas, com ênfase na pesquisa, reflexão da ação humana e agregação de
valores em torno da linguagem e da educação.
Já o SEPEX - O
Seminário de Pesquisa e Extensão surgiu em no mês de novembro de 2012. É um
evento promovido pelo NUPE, com o apoio do Departamento do Campus XXII, da
UNEB, em Euclides da Cunha. O seminário apresenta discussões e socializações
das atividades existentes e desenvolvidas pelos discentes e docentes do
Departamento, contando com a presença de professores convidados que
contribuirão com suas vivências acadêmicas, bem como: socializar os projetos de
ensino, pesquisa e extensão; discutir o ensino, pesquisa e extensão do Campus
XXII-UNEB, dialogando com as diversas possibilidades em prol da região; e
pensar a estrutura do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da UNEB e de
outras instituições públicas, assegurando o cumprimento da eficiência da função
social de todos os envolvidos na universidade.
O evento integrado tem como objetivo promover intercâmbios e
divulgação dos conhecimentos, vinculados ao processo de formação dos
professores, suas práticas, pesquisas e estudos desenvolvidos e em
desenvolvimentos, abarcando e acolhendo as ideias inovadoras e os saberes.
Junto a isto, o IV LEMEL e o III SEPEX pretendem estabelecer
reflexões acerca da Prática Pedagógica e das metodologias e pesquisas das mais
variadas temáticas do conhecimento humano, mediante o diálogo e a interação,
tendo como base moderadora oficinas de línguas e literatura. Neste sentido,
acredita-se que:
Na base do processo educativo deve estar a atividade
pessoal do aluno, e toda a arte do educador deve se restringir a orientar e
regular essa atividade. No processo de educação, o professor deve ser como os
trilhos pelos quais avançam livre e independentemente os vagões, recebendo
deles apenas a direção do próprio movimento (VIGOTSKI 2003, p. 75).
Assim, o evento integrado busca congregar os saberes diversos na
criatividade, no fazer, no questionar, no avaliar e auto-avaliar-se
com a finalidade de desvendar caminhos que possibilitem novas ideias em prol da
educação do ser.
0 comentários