sexta-feira, 28 de março de 2014
Apresentação do IV LEMEL e III SEPEX



IV LEMEL e III SEPEX

Tema - Vozes e práticas docentes: a palavra falada e escrita na ação e interação de línguas e literatura

Datas: 09, 10 e 11 de setembro de 2014 (manhã, tarde e noite)
Local: UNEB – DCHT – Campus XXII/ Espaço El Shaddai

APRESENTAÇÃO

LEMEL - Linguagens, Educação, Ensino e Metodologia da Língua Portuguesa (LEMEL) teve sua primeira edição realizada abril de 2011, ocorrido na Universidade do Estado da Bahia- UNEB, o qual contou com a participação de mais de duzentos inscritos. Desde que foi criado, o LEMEL tem o compromisso de promover um intercâmbio entre os conhecimentos e as práticas educativas, com ênfase na pesquisa, reflexão da ação humana e agregação de valores em torno da linguagem e da educação.

Já o SEPEX - O Seminário de Pesquisa e Extensão surgiu em no mês de novembro de 2012. É um evento promovido pelo NUPE, com o apoio do Departamento do Campus XXII, da UNEB, em Euclides da Cunha. O seminário apresenta discussões e socializações das atividades existentes e desenvolvidas pelos discentes e docentes do Departamento, contando com a presença de professores convidados que contribuirão com suas vivências acadêmicas, bem como: socializar os projetos de ensino, pesquisa e extensão; discutir o ensino, pesquisa e extensão do Campus XXII-UNEB, dialogando com as diversas possibilidades em prol da região; e pensar a estrutura do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito da UNEB e de outras instituições públicas, assegurando o cumprimento da eficiência da função social de todos os envolvidos na universidade.

O evento integrado tem como objetivo promover intercâmbios e divulgação dos conhecimentos, vinculados ao processo de formação dos professores, suas práticas, pesquisas e estudos desenvolvidos e em desenvolvimentos, abarcando e acolhendo as ideias inovadoras e os saberes.

Junto a isto, o IV LEMEL e o III SEPEX pretendem estabelecer reflexões acerca da Prática Pedagógica e das metodologias e pesquisas das mais variadas temáticas do conhecimento humano, mediante o diálogo e a interação, tendo como base moderadora oficinas de línguas e literatura. Neste sentido, acredita-se que:

Na base do processo educativo deve estar a atividade pessoal do aluno, e toda a arte do educador deve se restringir a orientar e regular essa atividade. No processo de educação, o professor deve ser como os trilhos pelos quais avançam livre e independentemente os vagões, recebendo deles apenas a direção do próprio movimento (VIGOTSKI 2003, p. 75).

Assim, o evento integrado busca congregar os saberes diversos na criatividade, no fazer, no questionar, no avaliar e auto-avaliar-se com a finalidade de desvendar caminhos que possibilitem novas ideias em prol da educação do ser.


Mais informações »